César Medina, o defesa goleador de “O Elvas”, integra a equipa do ano da Série D do Campeonato de Portugal, numa eleição da página Campeonato de Portugal/Campeonato das Oportunidades e do portal zerozero.
O colombiano, de 31 anos, autor de dez golos na fase regular da competição, foi mesmo o melhor marcador dos azuis e ouro e tinha sido distinguido, ao longo da temporada, em oito ocasiões para a equipa da semana (jornadas 4, 6, 10, 11, 12, 13, 14 e 18), não surpreendendo, por isso, figurar entre os melhores de 2023/2024.

Figura de destaque do ‘renascido’ “O Elvas”, César Medina (fecha a época com 25 jogos, 11 golos, três assistências e 2.280 minutos de competição no campeonato e na Taça de Portugal) conseguiu impor-se num ‘onze’ dominado pelos três primeiros classificados da Série D: Vitória de Setúbal, Moncarapachense e Lusitano de Évora.
O médio João Bandeira, do Barreirense, e o avançado Didi, do despromovido Oriental, que foi o máximo goleador da prova (11 golos), são os restantes ‘intrusos’ na equipa do ano.

Há sete épocas em Portugal, César Medina, que pode alinhar como defesa-central ou lateral esquerdo (1.86 de altura e 78 kg), começou pelo Coutada, na Divisão de Honra da AF Lisboa, antes de transferir-se para o 1.º de Dezembro no Verão de 2018. Seguiram-se Amora, Belenenses, Barreirense, Lusitano de Évora e “O Elvas”, onde evoluiu às ordens do técnico Pedro Hipólito, que conseguiu potenciar-lhe as capacidades de finalização para níveis pouco habituais num jogador da linha defensiva.
Tal como César Medina, também o irmão Alejandro Medina, de 22 anos, escolheu Portugal para tentar afirmar-se no futebol profissional. O médio ofensivo começou pelos juniores do 1.º de Dezembro e já evoluiu no Marítimo da Graciosa (Açores), Lusitano de Évora (onde coincidiu com o irmão mais velho) e actualmente representa o GD Portel, clube que se apresenta com ambições de subida na Divisão de Elite da AF Évora.