O Politécnico de Portalegre é uma das instituições europeias participantes num projeto que explora a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para inclusão de alunos com deficiência e necessidades educativas especiais, no contexto de Instituições de Ensino Superior (“AI-ENABLE – Enhancing Inclusive Education in Higher Education Institutions with Artificial Intelligence”).

Aprovado no âmbito do Erasmus+, KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education, com o financiamento de 250 mil euros, o projeto é coordenado pela Universidade de Maribor (Eslovénia) e também envolve a Universidade de Istambul (Turquia), a Universidad de Deusto (Espanha) e o Instituto INUK (Eslovénia). A equipa participante do Politécnico de Portalegre integra os professores Sérgio Correia (coordenação), Luísa Carvalho e Secundino Lopes.

São objetivos do “AI-ENABLE”: explorar o potencial das tecnologias e das ferramentas de Inteligência Artificial para a educação inclusiva, promovendo a inovação dos professores em práticas de ensino neste domínio, a disponibilização de recursos inovadores de e-learning (Recursos Educativos Abertos) e o desenho/promoção de cursos piloto para docentes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Criação de tribunal arbitral na obra do novo hospital em Évora foi ilegal

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que houve ilegalidades na constituição de um tribunal …