O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, desloca-se hoje a Elvas e Campo Maior.
O governante vem participar na 50ª Assembleia Geral do Clube Português de Cereais de Qualidade (CPCQ) que celebra também 25 anos de existência.
A reunião vai decorrer na sede da Cersul, em Santa Eulália, e vai estar focada na discussão dos desafios e dificuldades que se colocam ao sector cerealífero “especialmente sensível às pressões geopolíticas internacionais”, com “Portugal, atendendo ao seu baixo nível de aprovisionamento” a encontrar-se “particularmente exposto às oscilações que concomitantemente afectam o comércio de cereais, com grande impacto na economia nacional”.
Com a promoção desta iniciativa o Clube Português de Cereais de Qualidade e a ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Oleaginosas e Cereais, querem pôr em relevo o trabalho desenvolvido em torno da valorização da produção cerealífera nacional e chamar a atenção para os benefícios daí resultantes “para o território, para a sociedade e para a economia portuguesa”.
Os participantes no programa desta jornada consagrada aos cereais vão encontrar-se às 10h30 na EN372, entre Santo Aleixo e Vila Fernando, junto à Herdade Torre de Frade. Às 11h00 seguem para uma visita aos campos envolventes. Às 12h30 realizam uma visita à Herdade Experimental da Cersul, no Retiro. Às 13h30 há um almoço na sede da Cersul, em Santa Eulália, seguido da Assembleia Geral, que está marcada para as 15h00.