Hoje é o Dia da Cidade de Ponte de Sor. Foi a de 8 de Julho de 1985 que foi aprovada a Lei n.º 35/85, de 14 de Agosto que determinou a elevação da vila a cidade, passando esse dia a ser celebrado como “Dia da Cidade”.
O Arquivo Histórico Municipal conserva o processo que deu origem a essa alteração de categoria, enviado pela Assembleia da República ao Município de Ponte de Sor em Setembro de 1985.
Do processo consta, entre outros documentos, cópia do Projeto de Lei N.º 222/III, para a «Elevação da vila de Ponte de Sor à categoria de cidade», com data de 18 de Outubro de 1983 e da autoria de cinco deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Considerava-se então que a mudança era um «imperativo local bem justificado, não só pelo já antigo anseio local expresso nesse sentido, mas também pelas caraterísticas de dinamismo e de trabalho que tornam esta localidade importante centro económico na região».
Foi essencialmente o argumento económico que pesou na da subida de categoria, destacando-se a «excelente localização da vila», que a tornou «um centro de primeira importância nesta região, não só por ser local de passagem obrigatória para os que se deslocam no sentido Lisboa-Beira Baixa, mas também por ser um importante centro corticeiro, cerealífero e produtor de azeite».
Foram também referidas as diversas indústrias existentes na localidade, inclusive a turística, para a qual se previa então um grande desenvolvimento, potenciado pela Barragem de Montargil, bem como o papel comercial da vila, que ainda se aferia pelo impacto da Feira de Outubro, considerada «uma daquelas onde se faz maior volume de transações no Alentejo».
Hoje celebra-se o concretizar de uma ambição, já lá vão 39 anos.
