Álvaro Pestana voltou a mostrar na pista de Figueiredo, em Porto de Mós, toda a sua rapidez e talento, ao vencer este fim-de-semana a Taça de Portugal de Downhill, na categoria de júniores. A vitória soma-se à conquista do Campeonato Nacional, na semana passada.
O ciclista portalegrense voltou a destacar-se entre os melhores ao ser o mais forte da Taça de Portugal na sua categoria, mas, também, ao garantir o quinto melhor tempo entre os atletas elite.
Na última descida da competição, o jovem ciclista esteve aos mais alto nível e confirmou que era o grande candidato à vitória ao concluir a prova em 3m12,371s, menos 5,498s do que o segundo classificado, Pedro Câmara, e menos 11,677s do que o terceiro, Nuno Bentes.
Ao excelente resultado na categoria júnior, que lhe garantiu mais uma “dobradinha”, juntou-se o desempenho na categoria principal, a elite, onde Álvaro Pestana grantiu o quinto posto, a 15,431s do vencedor, Nuno Reis.
Com a vitória na última prova pontuável da Taça de Portugal, Pestana garantiu a conquista do troféu com 675 pontos, mais 68 do que o segundo classificado, Pedro Câmara.
“Não podia fechar a temporada nacional de Downhill da melhor forma. Vim para a Taça de Portugal com uma grande ambição. Sabia que tinha obtido um excelente resultado no ano passado e queria repetir o feito em 2024. O percurso era bastante exigente, mas consegui fazer o melhor tempo, apesar de ter furado. Agora vou continuar a preparar-me e a treinar para continuar a crescer nas competições internacionais, em Setembro”, afirmou Álvaro Pestana.
O atleta de Portalegre vai fazer uma pausa durante as próximas semanas devendo voltar à competição em Setembro para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Downhill, que se realiza em Andorra.

