O Banco de Portugal vai colocar em circulação, no dia 17 de Julho, uma moeda de coleção com o valor facial de 5 uros, designada “Ulisses”, integrada na série “Heróis e Criaturas da Mitologia”. 

A distribuição ao público é feita através das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A moeda “Ulisses” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:

No anverso: No eixo central, a figura de Ulisses, mítico fundador da cidade de Lisboa, amarrado ao mastro de uma embarcação; à esquerda, o escudo nacional; à direita, o valor facial; no círculo exterior, sete sereias com corpo de ave, asas e garras estendidas.

No reverso: ao centro, a figura de Ulisses em posição de defesa, armado com arco e flecha; no círculo exterior, uma serpente que, com o seu corpo, descreve sete curvas, sugerindo as sete colinas de Lisboa; na orla, alternadas com a representação estilizada de ondas do mar, as legendas “Ulisses”, “Portugal”, “2024”, “Casa da Moeda” e a indicação do autor.

 As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 440/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 242, de 18 de dezembro.

Foi definido o limite de emissão de 30 000 moedas com acabamento normal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vírus do Nilo Ocidental preocupa a região da Extremadura. Já há duas mortes confirmadas

O Serviço Extremenho de Saúde (SES) confirmou um novo caso de febre do Nilo Ocidental na r…