A Pousada de Juventude de Portalegre, que foi encerrada em 2012, vai reabrir na quinta-feira após obras de reabilitação, num investimento superior a 500 mil euros, anunciou a Movijovem, promotora do projeto.
A inauguração desta pousada, uma das 20 unidades da rede de Pousadas de Juventude que irá acolher estudantes no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, está agendada para as 18:00.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da cooperativa de interesse público Movijovem – Mobilidade Juvenil, Miguel Perestrelo, começou por explicar que a obra contou com “algumas complicações e dificuldades” por causa das regras da contratação pública.
“Desde que a decisão foi tomada, de reabrir a pousada em Portalegre, porque era o único distrito do país que não tinha serviço de pousada da juventude gerida pela Movijovem, o processo foi relativamente simples e rápido, tirando toda a complexidade que uma intervenção deste volume tem”, acrescentou.
A pousada vai contar com um total de 42 camas, distribuídas por 12 quartos: sete múltiplos, quatro duplos e um duplo adaptado.
“É uma unidade completamente renovada, com todo o conforto, com toda a inovação e tecnologia exigida e reclamada pela juventude e não só”, disse.
De acordo com Miguel Perestrelo, este espaço “vai dar resposta” também aos alunos do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tendo o alojamento de estudantes do ensino superior sido um dos fatores que contribuíram para a reabertura daquela pousada.
“Nós vamos encontrar uma pousada reabilitada, com os serviços mais modernos que nós estamos a utilizar nas pousadas da juventude”, sublinhou.
Em comunicado datado de 19 de outubro de 2023, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Pulo Correia, referia na altura que a obra iria permitir à Movijovem devolver as “condições de segurança, conforto e salubridade” à infraestrutura, além de a dotar de mais valências.
“Um dos objetivos desta reabilitação é disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura apoiar jovens que ingressam no ensino superior, existindo um acordo prévio com o Instituto Politécnico de Portalegre”, explicavam no comunicado.

HYT // MCL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Suspeito de branqueamento e burla informática entregue às autoridades portuguesas na fronteira do Caia

Um cidadão luso-angolano fortemente indiciado por crimes de branqueamento através de acess…