Quem ingressa no 10º ano na Escola Secundária Dom Sancho II, em Elvas, conhece, pela primeira vez, o que significa ser caloiro e o espírito de praxes que, desde há décadas, pretendem integrar os novos estudantes deste estabelecimento de ensino.

Os rituais mais simbólicos continuam a ser a ‘coroa’, um corte do cabelo em forma de círculo no topo da cabeça dos rapazes, e as pinturas misturadas com farinha, ovos e uma boa dose de vinagre.

Ao longo do dia os novos estudantes são apadrinhados pelos mais velhos que se conhecem em bares situados em bairros periféricos à escola, sendo a recepção na Secundária um pequeno apontamento de um dia repleto de música e de alguma bebida.

Dirigentes escolares e professores chamam a atenção dos alunos para evitarem “abusos” nas praxes, assegurando que o primeiro dia é sempre diferente, não de aulas mas sim de recepção.

A Escola Secundária Dom Sancho II oferece diversos cursos profissionais dedicados às áreas de desporto, informática, agro-pecuária, electricidade e turismo, além de outros cursos do 9º ano.

Os estudantes iniciaram hoje, sexta-feira, as aulas no ensino secundário.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …