A competição Viagem pelo Clima arrancou ontem às 9h45 no Mosteiro Santa Maria do Mar em Carcavelos, com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente e da embaixadora do projeto e apresentadora de TV, Fátima Lopes. Arronches, município parceiro da segunda edição da Viagem pelo Clima, acolhe a Equipa Água que chega no dia 26 de setembro para sensibilizar os comerciantes.

A iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, percorrerá 8 municípios parceiros até 1 de outubro, com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável. Durante a viagem, as equipas – Equipa Ar, Equipa Terra e Equipa Água – irão promover atividades que permitirão à população refletir sobre o impacto das suas escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município.

A Equipa Ar estará em Arronches no próximo dia 20 de setembro com a rúbrica Rota Municipal da Sustentabilidade em Arronches, incentivando os negócios a calcularem a sua pegada de carbono e a Equipa Terra passará pelo território no dia 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, recolhendo histórias inspiradoras na rúbrica Climate Stories. Todas as equipas irão também desafiar as pessoas a calcularem a sua pegada de carbono com a ajuda da app Get2ZeroforPeople.

No dia 26, o Município de Arronches conta com a presença de Fátima Lopes no desafio “Arronches + Eco”, que atribui selos de sustentabilidade a estabelecimentos de restauração e hotelaria, como cafés, restaurantes, padarias, pastelarias, bares e snack-bares. Os selos serão divididos em três níveis: ouro, prata e bronze, com base na adoção de práticas sustentáveis.

O desafio envolve a definição dos critérios de avaliação e a criação de um questionário que aborde cinco categorias principais: gestão de resíduos, uso de recursos, produtos e abastecimento, educação e sensibilização, comprometimento e certificações, com base em auditorias ambientais respeitando regulamentos como a ISO 14001, por exemplo.

Além disso, a iniciativa incluirá uma fase de sensibilização, onde a equipa irá trabalhar com os comerciantes para implementar melhores práticas sustentáveis e incentivar a adoção de medidas que possam melhorar as suas pontuações. Também será apresentada a nova iniciativa municipal de recolha de borras de café, complementando o projeto “Arronches + Eco” e promovendo um ambiente mais sustentável.

A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro de 2024, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

A viagem culminará com o regresso das equipas no dia 1 de outubro de 2024, após um percurso que abrangerá várias localidades, trazendo à tona questões cruciais sobre o clima e a necessidade de uma ação coletiva urgente.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Quadro_Assinaturas-1024x485-1.jpg
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …