Os ‘Autores De Elvas’ oficializaram nesta segunda-feira, 21 de Outubro, a organização do ‘1° Concurso Literário Escolar Paula Calado’: “foi esta a forma encontrada pelo grupo de escritores e ilustradores locais para homenagear a docente e vereadora da Câmara Municipal, precocemente falecida a 24 de Junho do ano passado”.
A apresentação do concurso está agendada para as 16:00 da próxima segunda-feira, 28 de Outubro, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, sede do Agrupamento nº 3 de Elvas, que apoia o certame, onde serão revelados todos os pormenores com natural destaque para o regulamento e formas de participação.
“Excelente iniciativa, por diversas razões, em primeiro lugar pelo reconhecimento ao papel de Paula Calado – durante infelizmente pouco tempo – na promoção dos autores elvenses e suas obras, mas também por ser uma acção que terá por destinatários as crianças e jovens alunos, alguns dos quais tiveram a Paula por professora”.
A autora da imagem gráfica escolhida para o Concurso Literário Escolar Paula Calado foi a designer e artista plástica Elisabete Matias.
“Preservar a memória daqueles que deixaram boas memórias é um gesto de altruísmo. Mas revela, acima de tudo, que não morre verdadeiramente quem é lembrado pelo legado que deixou”, refere João Fernando Velez Vinagre, em mensagem publicada no Facebook.
E acrescenta: “Nos Lusíadas, Luís Vaz de Camões escreveu sobre ‘aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando’. O meu reconhecimento aos Autores de Elvas – onde tenho muitos e bons amigos – pela ideia de, em nome de Paula Calado, promoverem um certame cultural em cujo sucesso acredito piamente”.

