Campo Maior recebeu, nos dias 24 e 25 de Outubro, o workshop “O Caminho do Azeite”, dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, que teve como objectivo explicar todo o processo produtivo do azeite, desde o olival até ao lagar.

Para isso, os mais novos visitaram um olival e um lagar de azeite do concelho, onde ficaram a conhecer todo o processo, sendo que a acção continuou no Lagar-Museu do Palácio do Visconde d’Olivã.

Esta iniciativa desenvolveu-se com o apoio do Município de Campo Maior e está integrada no projecto “O Azeite Vai à Escola”, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), cofinanciado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), tendo como principal objectivo educar e sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal e, em particular, da região Alentejo.

Durante o actual ano lectivo serão desenvolvidas mais acções relacionadas com esta temática, que incluem, entre outras, a plantação de oliveiras no CERN.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Administrativo acusado de consultar 384 vezes dados clínicos de familiares em Badajoz pode ser condenado a 16 anos de prisão

O Jornal la Crónica de Badajoz está a dar destaque a um caso em tribunal que envolve um fu…