Campo Maior recebeu, nos dias 24 e 25 de Outubro, o workshop “O Caminho do Azeite”, dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, que teve como objectivo explicar todo o processo produtivo do azeite, desde o olival até ao lagar.
Para isso, os mais novos visitaram um olival e um lagar de azeite do concelho, onde ficaram a conhecer todo o processo, sendo que a acção continuou no Lagar-Museu do Palácio do Visconde d’Olivã.
Esta iniciativa desenvolveu-se com o apoio do Município de Campo Maior e está integrada no projecto “O Azeite Vai à Escola”, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), cofinanciado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), tendo como principal objectivo educar e sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal e, em particular, da região Alentejo.
Durante o actual ano lectivo serão desenvolvidas mais acções relacionadas com esta temática, que incluem, entre outras, a plantação de oliveiras no CERN.


