A Câmara Municipal de Monforte, através Serviço de Arqueologia, organizou no dia 18 de Novembro, uma visita de estudo à anta da Rabuje.

A expedição ao monumento megalítico esteve direcionada aos alunos do 7º Ano do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço.

O alunos estiveram acompanhados pelas professoras de História e Ciências, Inês Soares e Helena Pais, e pelos arqueólogos do Município, Paula Morgado e Sérgio Batista. O objetivo da visita foi ensinar aos jovens estudantes conceitos relacionados com temas abrangidos pelo período da Pré-História (património megalítico e comunidades construtoras), rochas e minerais e paisagem.

O percurso pedestre teve início no monte do Moinho, seguindo durante 3,5 kms junto às margens da ribeira Grande e da ribeira do Assumar até à anta, voltando depois pelo mesmo caminho até ao ponto de partida.

Esta anta faz parte de uma necrópole constituída por vários monumentos megalíticos com cerca de 6.000 anos, e é o que se encontra em melhor estado de conservação e com melhor acessibilidade. Este monumento encontra-se integrado num percurso pedestre mais longo designado “Rota das antas da Rabuje”.

A Câmara Municipal de Monforte realiza regularmente estas visitas, procurado diversificar os roteiros de forma a dar a conhecer aos alunos da escola diversos percursos e monumentos que constituem o património arqueológico do concelho. Ao mesmo tempo possibilita aos jovens um complemento aos conteúdos teóricos adquiridos na sala de aula através, de exemplos práticos no território envolvente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …