A Associação Juvenil ARKUS não se cansa de defender o que é ancestral e individualizador da cidade de Elvas, seguindo a estratégia assertiva de trabalhar com quem tem o poder de transportar o passado para o futuro: os mais novos.

O Natal é a época que reúne melhores condições, para “Viver a Tradição, prática que no próximo dia 17 se transforma no título de um evento que persegue outro objetivo: inscrever o nome de Elvas nas páginas do Guinness.

Pegando na “tradição ancestral de “cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhados pela ronca (instrumento musical) a ARKUS, por iniciativa do Presidente da Associação, Carlos Beirão, e com o objetivo de fomentar nas crianças o interesse pela ronca e os cantares natalícios, desenvolveu uma ação junto dos alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo de todas as escolas do concelho de Elvas, para a construção do peculiar apetrecho.

A ideia foi concretizada ao longo de semanas, com a ajuda de membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, que estiveram nas escolas para divulgar e orientar a construção dos instrumentos, transmitindo, ao mesmo tempo, “a importância de manter viva a tradição”. 

A concretização desse objetivo culmina num evento que promete reunir cerca de 1800 crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa, que terá lugar no Coliseu José Rondão Almeida, dia 17 de Dezembro, entre as 10h e as 12h.

O momento marcante ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.  

A ARKUS adianta que este ano “o grande objetivo da Associação é entrar para o Recorde do Guinness com este maravilhoso projeto. Estamos a tratar de todos os procedimentos necessários e mantemos constante contacto com a equipa do Reino Unido, para que tudo corra nos devidos termos e para que a nossa tentativa seja alcançada”. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …