O Cineclube de Elvas retorna no próximo dia 11 de janeiro, às 18h, no Auditório São Mateus, dando início à sua nova temporada.
A abertura será marcada por dois filmes: “Grand Tour”, de Miguel Gomes, e “Rosinha e Outros Bichos do Mato”, de Marta Pessoa.
“Grand Tour” foi selecionado por 50 festivais internacionais e premiado com o maior prémio do Festival de Cannes 2024.
Além disso, o filme é o candidato oficial de Portugal aos Óscares 2025. Por sua vez, “Rosinha e Outros Bichos do Mato” apresenta um documentário sobre a primeira exposição colonial portuguesa, em 1934, abordando questões como o “racismo suave” e sua ligação ao enaltecido colonialismo português.
Este mês, será também lançado o Cineclube Escolar na Escola Secundária D. Sancho II, como parte do plano educativo da RONCA, uma iniciativa conjunta com o Agrupamento de Escolas no 3 de Elvas e o Plano Nacional de Cinema. O projeto promete colocar em discussão temas como direitos humanos, cidadania e inclusão através do cinema.
Os alunos terão ainda a oportunidade de participar num workshop de cinema, uma preparação para o concurso de curtas-metragens promovido pela escola e pela Associação Juvenil Arkus.
O cineclube escolar marca-se numa primeira sessão especial com duas curtas-metragens e a presença do coletivo Autores de Elvas.

