De acordo com o Diário “Hoy”, a região da Extremadura, em Espanha, começou o ano com os céus iluminados por auroras boreais.
Apesar de raro e pouco frequente que este fenómeno ocorra na Península Ibérica, no último este episódio repetiu-se várias várias vezes nestas latitudes.
Este meio de comunicação conta que Lorenzo Cordero, fotógrafo e presidente da Associação Astronómica de Cáceres tem estado, nos últimos anos, “muito atento” ao céu para identificar estes fenómenos.
O presidente da Associação Astronómica de Cáceres realiza saídas em grupo e sozinho para observar, fotografar e realizar atividades de divulgação sobre o tema. De facto, no passado dia 1 de janeiro, quarta-feira, Lorenzo Cordero captou a aurora boreal na Extremadura.
O fotógrafo saiu à rua ao anoitecer e, por volta das 21h tirou uma fotografia do fenómeno desde o risco da localidade de Sierra de Fuentes, em Cáceres.
Este fotógrafo já tinha captado uma imagem de uma aurora boreal em abril de 2023. A fotografia em questão foi tirada em Casar de Cáceres e foi escolhida pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) como imagem do dia, tenso sido publicada na página Astronomy Picture of the Day (APOD).
Também foi possível verificar este fenómeno da natureza noutra região da Extremadura, mais concretamente em Alburquerque.
Fonte: Diário HOY


