O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu na quarta-feira, dia 12 de Fevereiro, a apresentação do Programa “Regressar”, dirigida a autarcas e técnicos dos Municípios.

Este programa, agora renovado e prolongado até 2026, visa apoiar o regresso do emigrante, oferecendo condições de segurança, estabilidade e conforto.

A lógica de apoio prestado abrange os emigrantes, mas também as suas famílias. Algo que é possível através da submissão de uma candidatura no portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional online (https://www.iefp.pt/apoio-ao-regresso-de-emigrantes).

O Programa “Regressar” envolve todas as áreas governativas e inclui medidas concretas como um regime fiscal mais favorável para quem regressa, um apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal e uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial e a criação de novos negócios em território nacional, entre outras.

O apoio dos Municípios e das Comunidades Intermunicipais é fundamental no âmbito da divulgação da medida, especialmente no interior do país.

Os territórios de baixa densidade populacional têm aqui uma oportunidade para fixar novas famílias, sobretudo devido à qualidade de vida que estes proporcionam e à possibilidade de efetuarem trabalho remoto com as empresas situadas nos grandes aglomerados populacionais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …