Vários contentores preparados para a recolha de roupa, calçado, brinquedos ou outros têxteis do lar, distribuídos por diversos pontos do concelho Arronches, reuniram mais de 5675 quilos de artigos durante o ano de 2024 .

A Câmara Municipal valoriza e fomenta a reutilização e a reciclagem, e em parceria com uma empresa especializada decidiu distribuir contentores próprios para receber o material têxtil.

Depois, no final de cada ano, a empresa divulga um relatório que permite à autarquia conhecer os hábitos dos munícipes e perceber se estão a contribuir para a recolha seletiva de produtos que podem ganhar nova vida.

Foi graças a esse protocolo que o concelho de Arronches apurou que no ano passado foram para a reciclagem um total de 5675 quilos de material têxtil, um valor um pouco mais baixo que em 2023.

O Município não se cansa de lançar apelos e de lembrar estudos divulgados pela União Europeia que dão conta de que “cada quilo de têxtil reciclado evita a emissão de três quilos de CO2 para a atmosfera, estando com isso a população a contribuir para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 12 definidos pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Produção e Consumos Sustentáveis’”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vila Viçosa: Manuel Lopes Botelho apresenta dois livros a 21 de Setembro

Dois livros da autoria de Manuel Lopes Botelho vão ser apresentados no dia 21 deste mês, e…