“GOTA A GOTA do amor, da guerra da dor, da vida” é a última obra poética do autor Higino Maroto. O livro é apresentado hoje, 1 de Março, às 18h00, no STAND’arte, na Rua António Tomás Pires, em Elvas.

Na véspera da apresentação da obra Higino Maroto explicou ao Linhas de Elvas que o título sintetiza o “curso da vida e o olhar poético” que lhe motiva, e reflete também a sua evolução enquanto escritor, que se apresenta agora com “uma escrita mais refinada” e que o faz sentir num patamar de aperfeiçoamento.

Estruturalmente a obra é diversificada, abordando vários temas que seguem a ordem cronológica em que foram escritos. Higino Maroto escreve a diário, inspirado em tudo o que o rodeia, “o dia a dia, a situação política, o amor, as dificuldades que nós vamos tendo, a beleza, a arte…”

Os poemas estão escritos em minúsculas “tanto os títulos como os versos, e o título muitas vezes funciona como primeiro verso”. Há ainda a particularidade de ausência de pontuação. “Não têm pontos, vírgulas, exclamações”, deixando ao leitor a liberdade “de fazer as pausas que quiser”. Mas há uma outra intensão: “homenagear de forma singela o nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, do qual eu sou um leitor compulsivo”, que utilizava este estilo de escrita.

“GOTA A GOTA do amor, da guerra da dor, da vida” é o 11º livro do Autor Higino Maroto, natural de Barbacena. Esta já vasta bibliografia inclui oito livros de poesia e três romances.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alandroal: Autarquia faz balanço “muito positivo” das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude de 2025

Encerrada mais uma edição das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e…