O concelho de Arronches juntou-se na passada sexta-feira, dia 7 de março, às comemorações do Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica. A iniciativa, promovida pelo Radar Social de Arronches, teve como objetivo sensibilizar a população para esta grave problemática social que afeta famílias de diversos estatutos socioeconómicos.
Com vista a prestar homenagem às vítimas e alertar para a importância da prevenção da violência doméstica, os colaboradores de várias instituições foram convidados a usar uma peça de roupa branca, cor que simboliza a paz.
Entre os participantes destacam-se os colaboradores dos serviços administrativos e operacionais do Município de Arronches, do Centro Cultural de Arronches, do Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, do Convento de Nossa Senhora da Luz e do Museu de (a) Brincar. Também o pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Arronches aderiu à ação, bem como o Centro de Saúde de Arronches, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches e o Posto Territorial de Arronches da Guarda Nacional Republicana.
Esta mobilização assume ainda maior relevância face aos números alarmantes que marcam esta realidade social. Em 2024, já se registaram cinco vítimas mortais resultantes de violência doméstica, somando-se aos 19 homicídios de mulheres e três de homens contabilizados no ano anterior.




