Os Núcleos Locais da Garantia para a Infância (NLGPI) do Norte Alentejo reuniram quinta-feira, dia 22 de Maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Esta reunião contou com a presença da coordenadora da Garantia para a Infância, técnicos e autarcas dos Municípios do Norte Alentejo, sendo o seu objectivo monitorizar e acompanhar situações específicas de cada concelho e do processo de implementação e desenvolvimento da Garantia para a Infância no território.
De referir que o Plano de Acção da Garantia para a Infância (PAGPI) 2022-2030 visa assegurar a concretização da Recomendação (UE) 2021/1004 do Conselho, de 14 de Junho de 2021, tendo como objectivo prevenir e combater a pobreza infantil, que está assente em quatro pilares fundamentais de intervenção e 12 objectivos estratégicos.
A intenção é prevenir e combater a exclusão social e garantir o acesso das crianças e dos jovens em situação de pobreza a um conjunto de serviços essenciais, promovendo a igualdade de oportunidades e os direitos das crianças e dos jovens.
A construção deste plano de acção contou com a participação de várias entidades públicas e da sociedade civil, personalidades, parceiros sociais e do sector social, bem como das próprias crianças e jovens.
A CIMAA tem assumido, desde o início, um compromisso com a Garantia para a Infância, ao formalizar o memorando de compromisso com esta coordenação nacional, cooperando de forma significativa para a concretização de acções mais eficazes e abrangentes junto das crianças em risco de pobreza e exclusão social na região.


