O Centro de Saúde de Monforte recebeu 48 crianças entre os 3 e os 6 anos, do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço e da creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, para participarem em atividades no âmbito do projeto ULS Amiga das Crianças, assinalando o Dia Mundial da Criança.

A equipa de enfermagem da UCC e da UCSP promoveu três sessões de cerca de 70 minutos, com o objetivo de reduzir o medo das crianças em relação ao ambiente de saúde e à “bata branca”, criando um espaço acolhedor e humanizado. Os meninos e meninas brincaram ao “faz de conta”, assumindo o papel de profissionais de saúde ao cuidarem dos seus bonecos em simulações de consultas, tratamentos e vacinação. Foram também abordados temas como vacinação, higiene das mãos e hábitos de vida saudáveis, com linguagem adaptada à idade dos pequenos.

Como lembrança, todas as crianças deixaram a marca das suas mãos pintadas nas paredes da sala de saúde infantil.

A atividade contou com a colaboração de duas alunas de enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPP e com o apoio do Município de Monforte. As educadoras avaliaram positivamente a iniciativa, destacando o seu contributo para o desenvolvimento infantil.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

 GNR investiga agressões de grupo que causaram ferido grave em Monforte

A GNR está a investigar o caso de agressões a um homem, de 55 anos, ferido com gravidade, …