João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, partilhou nas redes sociais a representação gráfica do Rácio da Dívida Total (RDT) do país, para assinalar a presença do concelho no nível verde.
O gráfico com a silhueta de Portugal preenchida com um mosaico onde constam todos os municípios do país, apresenta o verde como cor dominante. É esta a tonalidade que todas as câmaras municipais ambicionam, por ser a que representa a melhor saúde financeira dos municípios.
Alandroal não atingia este patamar desde 2006, altura em que a Câmara entrou em excesso de endividamento.
Combater essa situação foi o grande propósito do autarca quando assumiu as rédeas do município, logro que alcançou e anunciou na reta final do seu segundo mandato.
Há escassas semanas João Grilo avançava com a informação de que Alandroal tinha deixado de estar em situação de excesso de endividamento e que iria pedir a saída antecipada do Plano de Ajustamento Municipal (PAM).
Em declarações à agência Lusa, explicava que o município deixou esta situação no final de 2024, cujo exercício financeiro apresentou “uma capacidade de endividamento positiva superior a 1,3 milhões de euros”.

