No passado dia 15 de julho de 2025, foi apresentado publicamente no Centro Cultural de Vila Boim o projeto “Mais Vila Boim – Território e Identidade para uma abordagem interdisciplinar”, promovido pelo Coletivo SODA, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Boim.
A sessão marcou o início oficial do projeto, com a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas entidades com duração de três anos.
Os proponentes vão desenvolver ativiaddes em quatro eixos – comunicação, cultura, arte e ocupação, procurando potenciar e valorizar o território, a identidade local e o património cultural de Vila Boim, através de uma abordagem interdisciplinar e da participação ativa da comunidade.
Estiveram presentes na sessão Daniela Silva, coordenadora do projeto e diretora do Coletivo SODA, o Presidente da Junta, José Guerra, e alguns membros da Comissão de Desenvolvimento – Mais Vila Boim, Nuno Besugo, Patrícia Cachapa, e Isabel Pedras.
Criado em 2023/2024, o Coletivo SODA dedica-se à criação artística com enfoque nas artes visuais e plásticas, com uma ligação profunda com o território. O projeto arrancou sem financiamento inicial, mas pretende apoiar-se em a toda a comunidade a quem pede que ajude com ideias, experiências e apoio às iniciativas que venham a surgir
A sessão de apresentação culminou com a inauguração da Plataforma Mais Vila Boim e o lançamento dos canais digitais, onde serão divulgadas as próximas etapas do projeto.






