A Câmara Municipal de Campo  Maior usou as redes sociais para denunciar a utilização incorreta dos oleões do concelho, que estão a ser usados como depósitos de lixo comum e de despejo de óleo lubrificante mineral, em vez de óleo alimentar.

Apoiando-se numa imagem que revela um amontoado de lixo no interior e na zona adjacente a um destes depósitos, o Município explicou que tem havido recorrência na utilização indevida daqueles pontos de recolha e lançou o alerta à população explicando que “este contentor serve para a colocação única e exclusivamente do ÓLEO ALIMENTAR usado, e que não deve ser colocado qualquer outro tipo de resíduo, nomeadamente óleos lubrificantes de motores, e outros resíduos”.

Depois explicou detalhadamente o que pode e no pode ser feito-

 “QUAIS OS ÓLEOS QUE PODE COLOCAR NO OLEÃO:

Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.

O QUE NÃO PODE COLOCAR NO OLEÃO:

Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);

Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo).

REGRAS DE UTILIZAÇÃO:

Acondicione em garrafa ou garrafão de plástico, com a ajuda de um funil, após arrefecido, todo o óleo usado nas frituras (batatas e outros alimentos), depois de já não ter qualidade suficiente para voltar a ser usado. Quando estiver cheia, a garrafa ou garrafão deve ser colocado, bem fechado, no oleão mais próximo”.

Um oleão é um contentor destinado à recolha de óleos alimentares usados, nomeadamente óleos de fritura, azeites e óleos de conservas, provenientes de uso doméstico. Esses óleos, quando descartados de forma indevida, como por exemplo, no ralo da pia ou no lixo comum, podem causar poluição ambiental, entupimento de canos e problemas nas estações de tratamento de água.

A reciclagem desses óleos em oleões permite dar-lhes aproveitamento podendo ser transformados em biodiesel, um combustível mais sustentável, e outros produtos, contribuindo para a economia circular e a redução da poluição. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alandroal: Autarquia faz balanço “muito positivo” das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude de 2025

Encerrada mais uma edição das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e…