Em pleno Verão e com as temperaturas frequentemente em valores extremos,  atenta aos alertas emitidos pelo IPMA e pela Unidade de Saúde Pública da ULS Alto Alentejo (ULSAALE), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Gavião lançou uma campanha de sensibilização para a proteção contra o calor, com o apoio de uma aluna de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

A ação tem como objetivo alertar a população e sensibilizar para os cuidados a ter durante as ondas de calor, especialmente os grupos mais vulneráveis, como os idosos, que representam uma grande parte da população do concelho.

Utilizando a Unidade Móvel de Saúde como principal recurso, foram distribuídos panfletos informativos nas localidades do concelho e na UCSP de Gavião, durante os dias mais quentes. Os conteúdos foram elaborados a partir nas recomendações do SNS24 e do INEM, abordam os riscos das ondas de calor, os seus efeitos no organismo e medidas preventivas para evitar complicações.

Durante a entrega dos panfletos foram tiradas dúvidas e prestados  esclarecimentos, com foco na educação para a saúde. A população mostrou-se recetiva, interessada e colaborativa, o que demonstra a importância e o impacto positivo desta iniciativa.

A campanha reforça o compromisso da UCC de Gavião em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, sobretudo em contextos de maior vulnerabilidade climática.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Homem de 75 anos é encontrado sem vida dentro de veículo na Avenida da Piedade

Um homem de 75 anos foi encontrado, na manhã desta segunda-feira, dia 15 de Setembro, sem …