Vila Viçosa recebeu, no passado dia 17 de Julho, um grupo de trabalhadores remotos, os nómadas digitais.

Estes profissionais utilizam tecnologias digitais para trabalhar remotamente, sem um local fixo, adoptando um estilo de vida para combinar trabalho e viagens.

Esta iniciativa faz parte do programa AlenteJourney, organizado pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), que visa apresentar o potencial da região, nomeadamente Vila Viçosa, enquanto local que aposta em criar condições favoráveis para acolher e atrair estes profissionais.

O objectivo é que estes trabalhadores possam oferecer novas perspectivas sobre a realidade e novos processos, contribuindo activamente para o crescimento da comunidade local.

Durante a visita, os nómadas digitais destacaram a importância de definir objectivos claros para atrair eficazmente este tipo de trabalhadores e identificaram vários desafios diários e necessidade de melhorias em áreas como acessibilidade, transportes, mobilidade e habitação.

O Município de Vila Viçosa está empenhado em trabalhar activamente na sua criação e em disponibilizar as condições mais atractivas.

Nesta acção, o Espaço Cowork e a infraestrutura digital foram apresentados como os pontos de atracção já existentes, tendo ainda sido identificados outros projectos em curso, nomeadamente o desenvolvimento de uma incubadora de empresas, a expansão dos serviços digitais, a melhoria da acessibilidade à internet e a participação em projecto 5G com a DS Telecom.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Música, tradição e amizade marcam almoço dos Maiores em Campo Maior

A edição deste ano do Almoço dos Maiores realizou-se domingo, dia 21 de Setembro, no Pavil…