Muhammad é um pequeno génio da Matemática, cuja família deixou o Paquistão à procura de melhores condições de vida, instalando-se em Portugal, nomeadamente em Elvas.
O menino de oito anos foi selecionado para participar no Campeonato Mundial de Cálculo Mental, que se irá realizar na Alemanha. No entanto, “as dificuldades em obter a autorização de residência em Portugal colocam em risco a sua participação”.
Asad e Aisha deixaram o seu país em 2023 e vieram para Portugal com o objetivo de “ter uma vida melhor e criar os filhos num país seguro”.
Ambos são engenheiros de software, gostam muito de viver em Elvas com os dois filhos.
De acordo com a SIC, a adaptação foi fácil, “graças à “simpatia e bondade” dos elvenses.
“Temos muita sorte, encontrámos pessoas muito boas, especialmente os funcionários da escola”, revela Aisha.
O mais difícil é obter a Autorização de Residência. Asad, o pai de família, já tem. “Demorou um ano e foi necessária uma ação judicial que levou a AIMA a acelerar o agendamento”.
Já fizeram o pedido para Aisha e os dois filhos, mas três meses depois ainda não tiveram nenhuma resposta. Entretanto, pediram ajuda de novo à advogada e já têm um agendamento.
Agora, a grande preocupação é com o filho mais velho, Muhammad Xerxes, um génio da matemática.
Com apenas 4 anos, o menino já gostava de brincar com números. Participou pela primeira vez no Campeonato Mundial de Cálculo Mental juvenil, na Alemanha, aos 6 anos.
A competição “aceita apenas crianças acima dos oito, mas foi selecionado pelas suas capacidades excepcionais”.
Também foi escolhido este ano mas, sem a autorização de Residência, não poderá sair de Portugal.

