Depois de uma espécie de Outono experimental no início da semana, com temperaturas abaixo do normal, Portugal continental começa hoje a registar uma subida significativa da temperatura, que deverá manter-se nos próximos dias. A causa é a intensificação de um anticiclone nos Açores, que transporta ar quente e seco da Península Ibérica.
As temperaturas máximas vão andar acima dos 30°C na maioria do território continental, mas podem chegar aos 40°C em zonas do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro. As noites vão ser tropicais, com os termómetros a registarem mais de 20°C em várias regiões.
Na Madeira, o calor intensifica-se a partir do dia 27, com máximas próximas dos 30°C, sobretudo na vertente sul e regiões montanhosas. As mínimas deverão manter-se entre os 15°C e os 20°C.
Este episódio meteorológico tem a particularidade de ser de longa duração, havendo elevada probabilidade de ocorrência de uma onda de calor em algumas regiões. Ainda assim, não é provável que os valores das temperaturas ultrapassem máximos históricos.
O que é certo é que nos próximos dias o IPMA deverá anunciar repetidamente avisos amarelos devido ao calor na região Sul e vale do Tejo. Esses alertas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera começam hoje, dia 25, estendendo-se amanhã a todo o país.
Estas situação de tempo quente deverá prolongar-se até, pelo menos, ao final do mês de Julho.

