A informação foi avançada nas redes sociais por Helena Sacadura Cabral, sua ex-mulher, e mãe de dois dos seus filhos, Paulo e Miguel Portas, este último também já falecido. Nuno tinha outra filha, Catarina Portas.
Nuno Portas nasceu em Vila Viçosa, a 23 de Setembro de 1934, filho de Leopoldo Barreiro Portas e de Umbelina do Carmo das Neves Martins.
Estudou arquitetura nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto, onde terminou a licenciatura em 1959.
Dois anos antes, começou a trabalhar no atelier do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, onde se manteve até 1974.
Foi nessa altura que tomou posse como o primeiro Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo no Portugal democrático, cargo que manteve durante os três primeiros Governos Provisórios.
Nessas funções, fomentou a criação de cooperativas de habitação e de Gabinetes de Apoio Técnico (GAT), estruturas da administração Central descentralizadas de apoio aos Municípios, concebeu o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e desencadeou o processo que conduziu à adoção dos Planos Diretores Municipais.
Em 1990, assumiu o cargo de vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Entre os anos sessenta e setenta, Nuno Portas foi investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre 1962 e 1974, coordenando o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo.
Foi também professor na Escola de Belas Artes do Porto, da qual era atualmente Professor Jubilado. Passou pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, do Instituto de Urbanismo de Paris, da Universidade de Paris VIII, do Politécnico de Milão, da Universidade de Ferrara e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desconhecem-se, para já, a data das cerimónias fúnebres.

