O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) foi oficialmente certificado como membro da RedePEA (Programa de Escolas Associadas) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Este reconhecimento destaca o projecto educativo em três grandes áreas: cidadania global e uma cultura de paz e não violência, desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis e aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.
O CEAN, que faz parte da Associação Coração Delta, integra agora o Programa de Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criado em 1953, e que conta actualmente com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 estados.
Integram esta rede as escolas que promovem um ensino intercultural e que aplicam, nas suas estruturas e métodos, princípios democráticos e participativos, que se distinguem pelo trabalho de equipa, pela procura de elevados padrões de qualidade, pela valorização de um ambiente criativo e empreendedor, e por uma actuação orientada por um forte sentido ético.
Alinhado com estes princípios, o CEAN tem vindo a desenvolver, ao longo dos seus 18 anos, um modelo educativo inovador e centrado nas crianças dos 3 aos 12 anos, tendo já acompanhado 901 crianças e, actualmente, 170 petizes beneficiam do projecto pedagógico, que assenta na promoção de uma educação sustentável, através de recursos e metodologias adaptados às exigências do século XXI.
Com uma equipa educativa dedicada desenvolve um conjunto de actividades organizadas em áreas estratégicas – Artes, Biblioteca, Ciências, Música, Desporto e Expressão Dramática -, cada uma com recursos próprios e que potenciam a participação activa do CEAN na RedePEA.
Entre os recursos disponíveis no CEAN destacam-se ainda os materiais didáticos adaptados e o acesso a plataformas digitais, que facilitam a partilha de experiências com outras escolas da rede. Estas ferramentas garantem uma educação de qualidade e colaborativa, proporcionando aos alunos e professores um ambiente de aprendizagem enriquecedor.
Este projecto pedagógico baseia-se no modelo da Escola Cultural, integrando o espírito empreendedor como uma das suas principais forças, sendo uma das ferramentas mais emblemáticas do CEAN o manual de treino de competências “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, desenvolvido internamente, e que oferece uma abordagem criativa, dinâmica e motivadora, valorizando o percurso e as competências de cada criança.
O compromisso do CEAN com um ambiente seguro é um pilar fundamental da sua missão educativa. Por isso, implementa diversas políticas e práticas que asseguram o bem-estar físico e emocional dos alunos, fomentando uma cultura de respeito e escuta activa.
Entre as iniciativas destacam-se os workshops sobre resolução de conflitos e bullying, dirigidos tanto a alunos como a professores, bem como actividades que celebram a diversidade, como as semanas temáticas dedicadas a diferentes culturas e tradições.
“No Centro Educativo Alice Nabeiro acreditamos que a educação é a chave para construir um futuro mais inclusivo e sustentável. Ao integrarmos a Rede de Escolas Associadas da UNESCO reafirmamos o nosso compromisso com a formação de cidadãos críticos, criativos e solidários, preparados para transformar o mundo com responsabilidade. Procuramos continuamente enriquecer a nossa abordagem educativa e este reconhecimento permite-nos partilhar experiências e boas práticas com outras instituições, aprofundar o nosso conhecimento sobre as metodologias implementadas e contribuir para uma educação mais global, preparando os nossos alunos para o futuro. Cada criança merece crescer num ambiente onde a diversidade é celebrada e o conhecimento é a base para um caminho com um propósito maior”, reforça Rita Nabeiro, presidente da Associação Coração Delta.

