Vila Boim foi palco de uma homenagem ao poeta João Orlando Travanca-Rêgo, com a realização de uma Rota Literária no domingo, dia 27 de Julho, integrada no programa das Festas de Verão 2025.

Concebida como um percurso de memória e poesia, a iniciativa deu voz ao “Anjo de Poesia” e relembrou a figura do homem culto, pensador e criador, cuja presença continua viva através da sua obra.

João Orlando Travanca-Rêgo nasceu em 31 de Outubro de 1940, em Vila Boim. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi quadro superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Começou a publicar em 1959, no jornal “Linhas de Elvas”, tendo, desde então, participado em diversos eventos literários, como o I Encontro de Poesia Ibérica (Vale do Leão, Buarcos – Figueira da Foz, 1983), e integrado o júri do Prémio Revelação/87 da Associação Portuguesa de Escritores, juntamente com António Ramos Rosa e António Júlio Valarinho. Faleceu em 2003.

A Rota Literária fez a fusão entre a obra do autor vilaboinense e os espaços envolventes que fizeram parte da sua vida. Em cada ponto do percurso foram lidos excertos de alguns dos seus poemas.

A iniciativa contou com a participação de Carmen Martins Ezequiel, Higino Maroto, Isabel Figueira, Luísa Currito e Nuno Franco Pires, dos Autores de Elvas, e Guilherme Nazaré, Luís Graça, Rodrigo Fialho e Rosa Bandarra, do Colectivo 7350.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas assinala Jornadas Europeias do Património com visita ao património arquitectónico

A edição 2025 das Jornadas Europeias do Património foi assinalada em Elvas na manhã de dom…