O incêndio que está a mobilizar mais recursos neste momento é no concelho de Arouca. Ao todo, noutros 35 fogos, estão 2264 operacionais e 717 meios terrestres e aéreos.

Neste momento, há 36 incêndios em Portugal Continental, segundo os dados da Protecção Civil em permanente actualização. Arouca conta com um total de 586 profissionais e 194 meios mobilizados.

Vila Verde, Pedrógão Grande e Penafiel são os concelhos com o maior número de ocorrências, em particular Vila Verde, com três fogos activos e mobilizam 14 profissionais e 3 meios. No panorama total do país, é na região Norte que há mais incêndios activos, contando com 1396 profissionais e 441 meios. Em todo o país estão agora deslocados para o combate aos incêndios 690 meios terrestres e 27 aéreos.

Há ainda, de acordo com os dados do IPMA, 136 municípios, entre eles praticamente todos os que dizem respeito ao distrito de Portalegre, com risco de incêndio máximo, 47 com risco muito elevado, 86 com risco elevado e nove com risco moderado.

Estes valores resultam do Índice Conjuntural e Meteorológico (RCM), calculado diariamente através da combinação do índice meteorológico de incêndio (FWI), da responsabilidade do IPMA, e do índice de perigosidade de incêndio rural, desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

NERPOR volta a abrir portas: nova era para empresários do Norte Alentejo

O NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre anunciou hoje, dia 22 de Setembro, e…