Um incêndio florestal que começou na tarde de 29 de Julho em Caminomorisco, (Cáceres),  manteve-se ativo durante toda a madrugada, afetando severamente a região de Las Hurdes, informou o Jornal “La Crónica de Badajoz”.

Cerca de 200 pessoas foram desalojadas, segundo a Junta da Extremadura, com muitas a serem acolhidas por familiares ou na Residência de Estudantes de Caminomorisco.

O nível 2 do Plano Especial de Proteção Civil contra Incêndios Florestais (Infocaex) foi acionado, o que levou à mobilização de meios estatais, sendo este o primeiro incêndio em 2025 a atingir tal nível.

Bombeiros florestais trabalharam durante a noite para proteger áreas habitadas, com reforços dos parques de Coria, Gata e Nuñomoral. Localidades como La Huerta, La Dehesilla, Cambrón, Avellanar, Robledo e Mesegal foram completamente evacuadas.

Cerca de 180 operacionais estiveram no terreno durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã começaram a atuar os meios aéreos do Plano Infoex, incluindo reforços anfíbios enviados pela Andaluzia.

A origem do incêndio foi identificada na zona florestal próxima à fazenda La Huerta. Todas as evacuações decorreram sem incidentes, algumas por iniciativa própria dos residentes.

A Guarda Civil está presente para assegurar a segurança da população e apoiar os serviços de emergência.

Foto da Consejería de Gestión Forestal publicada por “La Crónica de Badajoz”

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Suspeito de branqueamento e burla informática entregue às autoridades portuguesas na fronteira do Caia

Um cidadão luso-angolano fortemente indiciado por crimes de branqueamento através de acess…