Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.

Neste podcast “Em 75 Linhas” damos voz a um nome bem conhecido da cidade de Elvas: João Carlos Carpinteiro. Nasceu, cresceu e construiu o seu percurso em Elvas, considera-se, por isso, um elvense de gema. Entre memórias familiares, desafios profissionais e uma dedicação constante ao território que o viu nascer, vive ao minuto e com dias sempre diferentes que começam bem cedo e terminam sempre tarde.

Com um percurso de mais de três décadas ligado à logística, aos combustíveis, ao sector agroalimentar e à promoção de produtos regionais, João Carlos é, hoje, o rosto e o motor de várias empresas e projectos com base na zona industrial de Elvas. Ao lado dos filhos, dá vida a um negócio familiar que se reinventa em feiras, festivais e eventos por todo o país.

A sua juventude passa ao lado da política. Filho de João Carpinteiro, antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, viveu no seio de uma família envolvida na vida política, cívica e cultural da cidade, cheia das experiências que o marcaram, e que o mantém, hoje, afastado dos corredores do poder político.

Entre as recordações de um tempo em que os cartazes se colavam à mão e a vida se fazia nas ruas, em que não havia internet, e os dias de hoje, preenchidos com compromissos e horários apertados, há também espaço para os gostos pessoais: sendo aficionado gosta de fazer um fim-de-semana taurino, em Espanha. Mas, acima de tudo, tem orgulho em ver os seus três filhos trilharem o seu próprio caminho.

Neste podcast, o empresário abre uma janela de memórias, mas que são uma alavanca e um incentivo para os projectos que tem desenvolvido. Empreendedor e dinâmico, João Carlos Carpinteiro fala-nos de Elvas e da sua relação com o nosso projecto editorial.

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de João Carriço e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Podcasts

Veja também

ELVAS: Expo São Mateus arranca amanhã

Sara Correia, Para Sempre Marco, Quim Barreiros, Abraham Mateo, Slow J e D.A.M.A. são os c…