A GNR divulgou um ato heroico protagonizado por um dos seus efetivos. Foi em Cuba, no Baixo Alentejo, que um militar do Posto Territorial do Alvito, pertencente ao Comando Territorial de Beja, mergulhou nas chamas que consumiam uma habitação, para resgatar um cão que se estava no interior da casa.
Chamados a tomar conta da ocorrência, no dia 29 de Julho, quando chegaram ao local, os militares verificaram que o “Duque” estava acorrentado no interior do edifício.
Apesar do cenário dantesco, e do perigo para a própria vida, um dos militares não hesitou em atravessar o fogo, para tentar salvar o animal, o que acabou por acontecer.
Num vídeo, divulgado pela GNR, observa-se a aflição dos populares, a alertarem para o risco, e o militar a emergir das chamas com o Duque nos braços.
O gesto de grande heroicidade, com final feliz, encheu a Guarda Nacional Republicana de orgulho. “São gestos como este que nos enchem de orgulho, refletindo o compromisso da Guarda com a proteção da vida”, declarou GNR em comunicado.
Depois de ter sido colocado em segurança, o Duque foi assistido no local e entregue aos seus tutores.

