A Dirección General de Tráfico (DGT) iniciou na segunda-feira, dia 4 de Agosto, uma nova campanha de vigilância e controle da velocidade nas estradas espanholas, que se estenderá até o próximo domingo, dia 10.
A ação coincide com a ativação de 32 novos radares de velocidade em diversas comunidades autônomas, incluindo Extremadura, Castilla y León, Madrid, Canárias, Andaluzia, Baleares, Castilla-La Mancha, Astúrias, Cantábria, Galícia e Comunidade Valenciana.
Dos novos dispositivos, 7 são radares fixos e 25 são radares de secção, todos devidamente sinalizados nas vias, com as suas localizações disponíveis no site da DGT.
Durante o primeiro mês de operação, os motoristas que excederem os limites de velocidade nessas áreas receberão apenas uma carta informativa, alertando sobre a infração captada. Após esse período de adaptação as infrações passarão a ser punidas com coimas correspondentes.
A nova campanha de fiscalização da DGT reforça que a velocidade inadequada continua sendo um dos principais fatores de risco nos acidentes de trânsito.
A DGT afirma que a medida está em consonância com as recomendações de organizações internacionais e europeias, que incentivam a fiscalização rigorosa dos limites de velocidade para a redução da sinistralidade nas estradas.
Fonte: Lá Crónica de Badajoz

