Nos dias 14 e 15 de setembro, em Madrid, China e Estados Unidos mantiveram diálogos económicos e comerciais abertos e construtivos, alcançando consensos fundamentais em áreas estratégicas como investimento, cooperação bilateral e a situação do TikTok.
As conversações permitiram às duas partes chegar a entendimentos essenciais sobre a redução de barreiras ao investimento, a promoção da cooperação económica e comercial e a resolução de questões relacionadas com o TikTok. Analistas sublinham que tais consensos não foram fáceis de alcançar e representam um ponto de partida, que deverá ser seguido por etapas de implementação concretas.
O governo chinês destacou que a decisão de alcançar consensos com os Estados Unidos decorre da avaliação de que os mesmos servem o interesse comum de ambos os países. As partes salientaram ainda que a estabilidade das relações económicas e comerciais sino-americanas é vital não só para os dois lados, mas também para a estabilidade e o desenvolvimento da economia mundial.
O próximo passo será a concretização dos acordos delineados pelos chefes de Estado. Pequim reiterou a expectativa de que Washington assegure um ambiente comercial aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas, incluindo o TikTok, de forma a consolidar os resultados alcançados e promover um desenvolvimento bilateral estável e sustentável.
Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China
