A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo voltou a reunir esta quinta-feira, 18 de Setembro, desta vez no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), entidade coordenadora. Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, presidiu à reunião e deu as boas-vindas a todos presentes.
Os trabalhos foram marcados pela aprovação do regulamento e da constituição do Grupo Operativo, tendo sido ainda designada a representante na CIMAA neste fórum, que será Maria Fonseca, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, Educação e Turismo da CIMAA. Os membros da plataforma também discutiram e aprovaram o plano de atividades para o período 2025/2026.
As plataformas supraconcelhias constituem-se como fóruns privilegiados de concretização da própria rede social enquanto “Plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados” assente “no trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica” e que visa “garantir a articulação e planeamento supraconcelhio”.
Por último, houve lugar à apresentação do Laboratório de Inovação Social do Alto Alentejo (LISAA), que nasce fruto de uma parceria entre a CIMAA, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o Instituto Padre António Vieira, e que tem como objetivo geral favorecer a inclusão ativa, com vista a promover a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação ativa, e melhorar a empregabilidade,
em particular dos grupos mais desfavorecidos.
Durante a manhã, o Grupo de Trabalho da Plataforma Supraconcelhia reuniu com o propósito de definir as metodologias de trabalho.


