O município de Alandroal viu aprovada a sua participação no projeto CANSTAR – Consolidating an Atlantic Network of Sustainable AstroTourism Destinations, que visa promover o turismo sustentável, reduzir a poluição luminosa e valorizar os recursos naturais e culturais dos territórios rurais, através de uma metodologia colaborativa transnacional.

O projeto, coordenado pela ADRAL, irá envolver 5 municípios portugueses, outras entidades nacionais, bem como de França, Espanha e Irlanda.

O município de Alandroal irá aplicar um valor de investimento próximo dos 60 mil euros para aquisição de equipamentos de Astro-Turismo (telescópio) e ações complementares de promoção da observação astronómica e do destino turístico, sendo 43 mil euros financiados pelo projeto (75%).

A aurtaquia está integrada na Reserva Dark Sky Alqueva, tem desenvolvido eventos associados a esta temática, desenvolve projetos de investimento público, como a reabilitação de monumentos, tendo em conta a diminuição da poluição luminosa do céu do concelho e entende que este é um importante e diferenciador ativo do território, capaz de atrair turistas, visitantes e investidores.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Estudo pioneiro revela perceções dos profissionais de saúde da ULS Alto Alentejo

Foram apresentados recentemente os resultados do “Estudo de Satisfação dos Profissionais d…