Militares da Guarda Nacional Republicana e elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Elvas foram mobilizados, esta tarde, para uma ocorrência relacionada com uma tentativa de pôr termo à vida, em Vila Boim.
A GNR referiu “tratar-se de uma senhora”, que entretanto foi encaminhada para o Hospital de Elvas.
Felizmente o desfecho não foi trágico. Esta é uma problemática que preocupa as autoridades de saúde que alertam, reiteradamente, para a necessidade do envolvimento de toda a sociedade. Os fatores que levam à ideação de pôr termo à vida são complexos, multifatoriais e muitas vezes não totalmente compreendidos.
Dizem os especialistas em saúde mental que é importante falar com alguém, quando a ideação surge, assim como não desvalorizar, demonstrando interesse em ouvir, e incentivar a procurar ajuda, quando algum familiar ou amigo referir a ideia de pôr termo à vida.
De lembrar que em Portugal existem várias linhas telefónicas que prestam apoio, como o INEM, a Linha de Saúde 24 e o SOS Voz Amiga.
“Ligue-nos. Nós escutamos” é o lema desta entidade que pode ser contactada para os seguintes números: 213 544 545* – 912 802 669** – 963 524 660** / Diariamente das 15h30 às 00h30.

