A tradição pós Páscoa de ir “Passar Águas” voltou a cumprir-se em Santa Eulália. A romaria popular que celebra a segunda-feira de Pascoela com um convívio ao ar livre, junto à Barragem do Caia, iniciou-se hoje e prolonga-se até dia 28 de Abril.

Este ano a celebração deslocou-se para um local um pouco distante do habitual, a “Eira da Quarta feita” porque “a barragem está cheia”, explicou José Chicharo, representante da Junta de Freguesia. Em alternativa, a população assentou arraias na “Pedreira junto ao terrão”.

Foi para lá que se dirigiram esta manhã os idosos do Lar de Santa Eulália. O utentes foram retomar o contacto com uma tradição que viveram ativamente durante anos e comer o borrego no campo.

Amanhã, domingo, a Junta de Freguesia oferece um almoço-convívio a toda a população.

A tradição de “Passar Águas” em Santa Eulália, é um evento que remonta a tempos em que a população, predominantemente agrícola, atravessava uma ribeira para chegar aos campos, originando o nome da festa .

Além de ser um momento de lazer, a romaria fortalece os laços comunitários e preserva tradições locais. A participação intergeracional, desde crianças até idosos, é uma característica marcante deste evento, que alia o contacto com a natureza à gastronomia e à convivência social .​

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

CIMAA destaca importância do Serviço Intermunicipal de Metrologia do Alto Alentejo

Em jeito de balanço dos três primeiros meses de funcionamento do serviço, a Comunidade Int…