Faltavam escassos segundos para as quatro da madrugada deste sábado quando o Instituto Geográfico Nacional de Espanha registou um abalo sísmico na província de Badajoz.
O tremor de terra, com epicentro próximo ao município de Alconchel, teve uma magnitude de 1.6 na escala de Richter, o que o tornou praticamente impercetível.
De acordo com o diário “Hoy”, que avançou com a notícia, “este movimento sísmico detetado na região verificou-se a seis quilómetros de profundidade”.
A manifestação telúrica ocorrida hoje não é um episódio inédito. No dia 1 Março de 2025 houve um outro terramoto de fraco impacto, sensivelmente no mesmo local, em Fuente de Cantos, e com uma intensidade de 1.7.
Antes disso, está registada a ocorrência de um cismo a 27 de Fevereiro de 2025, com epicentro em Cazalla de La Sierra Y Constantina, a 30 quilómetros da província de Badajoz. Esta deslocação de placas teve uma intensidade superior à de hoje, ao registar uma magnitude de 4.1, que levou a que fosse sentido em várias localidades.
Na altura o Instituto Geográfico Nacional recolheu vários depoimentos dos moradores, alarmados pelo tremor de terra catalogado com uma intensidade máxima de III – IV em diversas localidade de Sevilha e Córdova.
Foto: Diário Hoy

