A Câmara Municipal de Alandroal promoveu, no início do novo ano lectivo, a já habitual recepção aos professores do Agrupamento de Escolas do concelho.
O momento contou com uma visita guiada à Fortaleza de Juromenha, recentemente alvo de obras de conservação e restauro das muralhas e onde foi criado um centro interpretativo, culminando a acção com um lanche convívio.
Durante a iniciativa, o presidente da Autarquia, João Grilo, destacou a intervenção realizada no imóvel histórico como forma de preservar a identidade cultural do concelho e, ao mesmo tempo, potenciar a atracção de investimento e desenvolvimento local.
O autarca aproveitou ainda para apresentar os principais investimentos na área da educação, entre os quais a conclusão do pavilhão gimnodesportivo e do edifício de ensino pré-escolar, bem como os arranjos exteriores com novo estacionamento na Escola Diogo Lopes de Sequeira, em Alandroal. Referiu também a requalificação do campo de jogos exterior do Centro Escolar de Santiago Maior e do parque infantil do edifício pré-escolar, além de várias melhorias nos equipamentos escolares do concelho.
João Grilo recordou igualmente os apoios municipais às famílias e alunos, como transporte e refeições gratuitas até ao 9.º ano, oferta de cadernos de actividades, acesso à “Escola Virtual”, bolsas de estudo e prémios de mérito.
O ano lectivo de 2025/2026 marca ainda o arranque da “Academia do Sucesso de Alandroal”, um projecto apoiado pelo programa Alentejo 2030, que visa promover o sucesso escolar e combater o abandono através de um conjunto de acções específicas.

