O Juiz de Elvas encaminhou hoje, dia 15 de Setembro, para o Tribunal Constitucional o processo relativo à Lista do Movimento Cívico por Elvas (MCPE) para a Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Recorde-se que a primeira versão da lista do MCPE não respeitava o mínimo de 40% de representação de cada sexo, exigido por lei.

Após notificação para corrigir a situação, o movimento apresentou alterações, mas a composição final manteve o desequilíbrio, com 61,54% de homens e apenas 38,46% de mulheres.

A lista era liderada por Joaquim Amante, atual presidente da Junta, que pretendia renovar o mandato. Apesar das correções apresentadas, o tribunal de ELvas decidiu manter o indeferimento da candidatura, comunicando oficialmente que a deliberação de 31 de agosto de 2025 se mantém.

Em declarações a este semanário, José Rondão Almeida explicou que soube, na tarde desta segunda-feira que o “juiz do Tribunal de Elvas já encaminhou este processo para o Tribunal Constitucional. Se o fez é porque existe matéria para tal”.

Resta agora aguardar a decisão final do Tribunal Constitucional sobre a candidatura do MCPE à

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Candidatura independente avança em Barbacena e Vila Fernando – Veja quem lidera esta lista

A União de Cidadãos de Barbacena e Vila Fernando (UCBVF) prepara-se para dar a conhecer, "…