O Festival “Terras sem Sombra” estreia no concelho de Gavião a 27 e 28 de Setembro, com um concerto ique navega entre mundos distintos, sob o título “O Périplo Infinito: Sons do México (e da Europa)”.
Na noite de sábado, às 21h30, a viagem musical contará com a presença de dois intérpretes mexicanos, o flautista Horacio Franco e o cravista Daniel Ortega, cujas carreiras têm cruzado palcos por todo o mundo.


O concerto será complementado pela participação especial da Banda Juvenil do Município de Gavião.
A actividade dedicada ao património decorre na tarde de sábado, às 15h00, no recém-inaugurado Museu de Arte e Atrelagem (MAAG), projecto de João Luís Carrilho da Graça. A acção, intitulada “Entre o Alentejo e a Beira: Patrimónios de Gavião”, completa-se com um workshop a envolver as comunidades locais na confecção de Pão dos Vivos (tradição alentejana) e Pão dos Mortos (celebração mexicana).
No domingo, 28 de Setembro, às 9h30, a atividade de Salvaguarda da Biodiversidade, com o tema “O Próprio e o Alheio: Ictiofauna do Rio Tejo”, convida a caminhar na margem daquele curso de água, em Belver, numa oportunidade para conhecer a fauna e flora local e refletir sobre as ameaças, mas também oportunidades que se colocam àquele ecossistema.




