A vila de Campo Maior vai acolher, no próximo dia 30 de Setembro, uma atividade lúdica que convida a população a conhecer melhor a vida e obra de Rui Nabeiro, o carismático fundador da Delta Cafés.
Com o nome “Uma viagem pela vida de quem fez História”, esta iniciativa propõe um jogo em equipa pelas ruas de Campo Maior, com recurso a telemóveis e GPS, em que os participantes vão percorrer locais marcantes na história do empresário campomaiorense, resolver enigmas e descobrir mensagens inspiradas nos seus valores.
O ponto de encontro será no Jardim Municipal de Campo Maior, às 18h00. A partir daí, os participantes serão desafiados a seguir os passos do Comendador, numa missão que culmina com a descoberta da última página de um caderno simbólico, contendo o “Compromisso com o Futuro” – uma mensagem dedicada às novas gerações.
A participação na iniciativa é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades, sendo apenas necessário realizar uma inscrição prévia através do link: https://forms.office.com/e/9UPZjKX9VB.
Organizado pelo programa Delta Feel Good, do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, em parceria com a empresa Can You Escape, o evento é dirigido tanto a colaboradores da empresa como à comunidade em geral.
Este tributo pretende não só recordar a figura de Rui Nabeiro, falecido em março de 2023, mas também promover os princípios de solidariedade, proximidade e visão de futuro que marcaram a sua vida e continuam a inspirar a região.
De lembrar que Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em Campo Maior, a 28 de Março de 1931. Desde muito jovem ligado ao mundo do café, fundou em 1961 a Delta Cafés, empresa que se tornaria uma referência nacional e internacional no setor.
Reconhecido pelo seu forte sentido de responsabilidade social e profunda ligação à terra que o viu nascer, Rui Nabeiro foi uma figura marcante no desenvolvimento económico e social do Alentejo, promovendo o emprego, a educação e o bem-estar das comunidades locais.
Ao longo da sua vida, recebeu diversas distinções, entre as quais o título de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Faleceu a 19 de Março de 2023, aos 91 anos, deixando um legado de empreendedorismo com rosto humano e uma marca de valores que continua a inspirar gerações.

