Quando o relógio da Praça da República de Elvas assinalou as 18h30, os devotos do Senhor Jesus da Piedade iniciaram a marcha lenta em direção ao Santuário.
A Procissão dos Pendões , realizada anualmente no dia 20 de Setembro, marca o início da Feira de São Mateus, uma das maiores romarias do sul do país.

Fazendo um pouco de história, lembramos que o ato de fé remonta a 1737. Esta tradição celebra o Senhor Jesus da Piedade através de um desfile de pendões e estandartes pertencentes a paróquias, confrarias, instituições civis e militares da região, sem recurso a imagens religiosas. O cortejo parte atualmente da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé) e dirige-se ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde tem lugar uma celebração que inclui a entoação do hino ao Padroeiro.
A primeira procissão teve lugar em 1737, coincidindo com a fundação da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e com a elevação do Santuário a local de romaria. Até 1885, a saída era feita a partir da Igreja de São Paulo, tendo depois passado pela Igreja de Nossa Senhora das Dores, antes de se fixar no ponto de partida atual. O principal objetivo do evento era e continua a ser a celebração do Senhor Jesus da Piedade e a abertura oficial da Feira de São Mateus.


Atualmente, a procissão atrai milhares de devotos de Elvas, de outras regiões e da vizinha Espanha, constituindo uma das maiores manifestações religiosas do país.

A romaria prolonga-se por vários dias e inclui, para além das cerimónias religiosas, um vasto programa de atividades culturais, espetáculos musicais, eventos tauromáquicos, exposições, iniciativas pirotécnicas e propostas gastronómicas.
A componente religiosa é da responsabilidade da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, enquanto a vertente lúdica e económica é organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

Este ano o São Mateus decorre até 28 de Setembro.























