Capítulo da autoria da CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, destaca a aposta da marca na Agricultura Regenerativa

A Adega Mayor, marca vitivinícola do Grupo Nabeiro, foi reconhecida como case de sucesso no livro “A Caminho da Sustentabilidade: Os 7 passos para a ação”, da autoria de Joaquim Caetano, Luís Roberto, Margarida Antunes e Ricardo Ferreira, e com a chancela da Clássica Editora, que reúne casos de estudo reais, e apresenta um método próprio para ajudar as pequenas e médias empresas de vários setores, a definirem e implementarem as suas estratégias de sustentabilidade de forma estruturada e eficaz.

A mais recente obra que pretende ajudar as empresas a trilhar o caminho da sustentabilidade conta com um capítulo da autoria de Rita Nabeiro, intitulado “Agricultura Regenerativa – A Agricultura do Futuro”, onde é apresentada a visão da Adega Mayor na produção de vinhos utilizando práticas que respeitam e regeneram o ecossistema envolvente. A reconversão progressiva da totalidade da vinha própria para modo de produção biológico até 2026 é um dos pilares desta estratégia, que já está a gerar resultados
visíveis na biodiversidade, na saúde dos solos e do ecossistema e na qualidade das uvas, permitindo a produção de vinhos com menor intervenção enológica.

“Ser sustentável é, na nossa visão, mais do que poupar recursos naturais. É também apostar na economia circular, regenerar a biodiversidade que envolve a adega, reduzir encargos financeiros e apoiar e trabalhar com a comunidade local para que o presente seja garantia de futuro.” — afirma Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, no seu capítulo.

Desde 2017, a Adega Mayor tem implementado medidas pioneiras como a utilização dos cobertos naturais na totalidade das vinhas, a substituição de fertilizantes de síntese por orgânicos, o controlo mecânico de infestantes (herbicidas), o ensaio de sementeira de cobertos vegetais específicos e a integração de animais nas vinhas durante o período de repouso vegetativo, para estimular o rebrote do coberto vegetal existente. Estas ações, baseadas nos princípios da agricultura regenerativa, têm promovido impacto positivo, como o aumento de teor de matéria orgânica nos solos, a retenção de água, um aumento de carbono, contribuindo para um sistema agrícola mais resiliente às alterações climáticas.

O reconhecimento no livro “A Caminho da Sustentabilidade: Os 7 passos para a ação” é a validação de um compromisso profundo da Adega Mayor com a inovação, a responsabilidade ambiental e o impacto positivo na comunidade.

A Adega Mayor foi das primeiras entidades em Portugal a obter o certificado do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) que reconhece a adoção das melhores práticas no tratamento da vinha e dos vinhos, assim como a melhoria contínua na gestão eficiente dos recursos naturais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Fados marcaram a quarta noite do Palco da Feira no São Mateus 2025

A quarta noite do Palco da Feira, no São Mateus 2025, foi preenchida, na segunda-feira, di…