Hoje, dia 28 de Novembro, vai ser discutida em parlamento uma petição, bem como os projectos de resolução de PSD, PEV, PS, CDS-PP, PCP e BE sobre a salvaguarda e valorização do património da Corticeira Robinson. 
A petição “Salvem a Robinson – Património Industrial Corticeiro”, que reúne mais de quatro mil assinaturas, sendo a primeira de Luís Pargana, vereador no município de Portalegre, eleito pela CDU, tem como objectivo “salvar e valorizar” o património daquela unidade fabril.
Na sequência desta petição, os restantes partidos apresentam na Assembleia da República (AR) projectos de resolução. Entre os vários projectos, destacam-se os do  BE e CDS-PP, que, no caso do BE recomenda medidas com “carácter de urgência”, e no caso do CDS-PP recomenda um programa de recuperação, de salvaguarda e de preservação do património cultural, nomeadamente do espólio arqueológico industrial.

A fábrica Corticeira Robinson foi fundada em 1837, no coração do centro histórico de Portalegre. Em 2009, na sequência da insolvência da Sociedade Corticeira Robinson cessou a actividade industrial, mas as duas emblemáticas chaminés nunca deixaram de ser imagem de marca de Portalegre.
Hoje, é considerada um imóvel de interesse público e de património classificado, tutelado pelo Ministério da Cultura.
.
Fonte da Foto: Noticias de Castelo de Vide

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Escola Superior de Biociências de Elvas inicia “Welcome Week” com entusiasmo e espírito de acolhimento

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) deu início à sua "Welcome Week", marcada …