Uma centena de representantes de França, Itália e Portugal, bem como da Comissão Europeia e da Associação das Regiões Fronteiriças da União Europeia (ARFE), participaram no workshop “Promover o crescimento e a coesão nas regiões fronteiriças da União Europeia”.
Esta é uma das actividades integradas na Semana de la Cooperación por la eurorregión Euroace (Alentejo-Centro-Extremadura), a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias e o Governo Regional da Extremadura, onde a participação de especialistas de mais de 30 países.
Na cerimónia de abertura do evento, a directora geral de Acção Externa, Rosa Balas, destacou a importância de remover as barreiras legais e administrativas que retardam o progresso desta cooperação entre as regiões europeias. Sublinhou ainda que este seminário foi realizado, pela primeira vez, na capital da Extremadura após a apresentação, a 21 de Setembro, na Comissão Europeia em Bruxelas, de um relatório sobre “Obstáculos à cooperação transfronteiriça” e que depois de Mérida se seguirá Copenhaga e Bratislava.
Os participantes do workshop discutiram as barreiras legais, jurídicas e administrativas que “afectam o mercado interno e a livre circulação de pessoas”, bem como as soluções ou medidas implementadas na Europa e as que “ainda” se pode realizar.
SEMANA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTERIZA
As actividades no âmbito da Semana de Cooperação continuam hoje em Badajoz com a celebração do Comité Executivo da Assembleia Geral da ARFE, que discutirá o futuro da política de cooperação internacional.
A Associação das Regiões Fronteiriças da Europa, como referido, realiza esta assembleia por ocasião do 750º aniversário do Tratado de Badajoz entre o rei Alfonso X de Castela e o rei Alfonso III de Portugal, assinado em 1267 para “delimitar a fronteira hispano-portuguesa”.
Neste sentido, Rosa Balas indicou que o lançamento do programa Interreg há 27 anos foi um “avanço fundamental para as regiões fronteiriças europeias e, em particular, para as relações entre Extremadura e Portugal”, sendo a fronteira entre Espanha e Portugal das mais antigas da Europa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Inspetor-chefe da PJ julgado por agressão em Évora suspenso de funções 210 dias

O inspetor-chefe da Polícia Judiciária (PJ) julgado por agressão a um colega nas instalaçõ…